Palavra pregada em dezembro/2020
Igreja Batista Nacional - PICOS/PI
fonte: Internet (Google imagem)
Quando se fala de sabedoria o primeiro nome que vem á nossa mente é Salomão. Os registros bíblicos descrevem O rei Salomão como o homem mais sábio que já viveu, pois ele tinha conhecimento sobre filosofia, botânica, administração, arte dos perfumistas e muitas outras ciências.
Salomão foi um rei improvável, pois não pertencia a linha próxima de sucessão ao trono, mas mesmo assim Deus o escolheu. Nas passagens bíblicas abaixo veremos características importantes da vida desse rei:
I Reis 3:3 ao 12 = Salomão no início de seu reinado se vê pequeno diante de tamanha responsabilidade de reinar uma nação escolhida por Deus. Nesse trecho vemos o Rei numa oração sincera e quebrantada diante de Deus, nessa ocasião ele pede SABEDORIA PARA REINAR.
I Reis 4: 29 ao 34 = Salomão foi abençoado por Deus não só com sabedoria, mas também com muitas riquezas.
I Reis 6: 11 ao 14 = O Senhor deu ao rei Salomão a honra de construir o primeiro templo em adoração ao Senhor. Nós sabemos que esse era o desejo de seu pai, o rei Davi.
Observando o desenrolar do reinado de Salomão vemos que a mão do Senhor estava sobre a nação de Israel, tudo que Salomão se propunha a fazer prosperava e durante todos os acontecimentos iniciais desse reinado O Senhor reaparece ao rei para confirmar as promessas feitas, (I Reis 9: 3 ao 7).
SALOMÂO AFASTA-SE DE DEUS
E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.
Isso mesmo, infelizmente satanás achou uma brecha no coração de Salomão. O pecado sexual. Na verdade essa foi apenas uma "desculpa" para dizer que realmente ele se tornou um homem vazio no decorrer de todo o seu sucesso. As conquistas durante sua história se tornaram maiores do que Deus, então o orgulho tomou conta do coração do rei e com isso vieram os demais pecados, mas mesmo assim O Senhor não desistiu do "Projeto Salomão", e antes de trazer as consequências de seus pecados O Senhor o adverte. Veremos no trecho abaixo o que Deus fala:
Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
Salomão cometeu muitos pecados, mas o maior de todos foi adorar a ídolos. Ele se prostrou á imagens corruptíveis fazendo dessas seus deuses e isso O Senhor não negocia. Pois só há um Deus nos céus e na terra! As consequências foram desastrosas, nãos somente para o rei mas para todo uma nação. Israel seria dividida!!!
Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
1 Reis 11:11
De sóbrio a louco
Nos relatos escritos no livro de eclesiastes vemos um homem perturbado, perdido e procurando resposta para suas perguntas.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.
O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.
Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.
Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
Nos escritos do livro de provérbios a mesma coisa. Muitos conselhos básicos sobe a vida, principalmente no que diz respeito a santidade. Salomão tornou-se um homem devasso, sem moralidade cristã nenhuma e isso o fez cometer muitos pecados. Porém em todo o seu vazio ele ainda conseguia encontrar forças para de alguma maneira se reconectar novamente com Deus, pois ao finalizar os escritos de eclesiastes ele nos dá um único conselho, esse seria o resumo de toda a sua busca pelo conhecimento:
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.Eclesiastes 12:13,14
Esse desfecho sobre a vida do rei Salomão nos traz O MAIOR DE TODOS OS ENSINAMENTOS!!
TEMA A DEUS E GUARDE OS SEUS MANDAMENTOS!
Algo tão simples e tão profundo! Salomão não morreu afastado de Deus, mas aprendeu com duras penas que O Senhor é suficiente! Todo o resto não tem relevância se não tivermos alinhados com o nosso Criador!
Que o Senhor nos guarde!
Por Alice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário